sexta-feira, 18 de junho de 2010

Guerra é...

Por João Carlos Assumpção

Vou contar uma historinha que aconteceu na estreia do Brasil na Copa da Alemanha, em 2006. Era o jogo contra a Croácia. Na época, estava no Sportv e vi o jogo com algumas pessoas da Globo, entre elas a Sandra Annenberg e o pessoal do Casseta e Planeta - o Bussunda morreria logo depois, mas não lembro de estar conosco naquela partida.
Os torcedores croatas, numerosos, estavam sentados à nossa frente e a cada ataque do Brasil um deles olhava para a gente e fazia sinais com o dedo do médio, o que nos deixava, claro, irritados.

Até que Kaká fez o gol e um dos integrantes da turma do Casseta começou a gritar: "Lindo, tesão, bonito e gostosão", festejando o 1 a 0. Mas outro resolveu dar outro grito e bradou: Sérvia!!!

Pois foi então que o torcedor croata partiu para cima da gente e por sorte, se não não estaria aqui, acabou contido por seus companheiros. Só que urrava com o integrante do Casseta que havia gritado Sérvia. Ele se defendeu e disse que era como Brasil e Argentina, que gritam Argentina para nos provocar. Não adiantou. O croata retrucou: "Brasil e Argentina não estão em guerra. Os sérvios mataram muitos amigos meus."

E de fato é diferente. Guerra é uma coisa terrível, tive a oportunidade de ver isso na Tchechênia, uma experiência que não gostaria de repetir. E que gostaria que não se repetisse em Israel/Palestina. Para isso, no entanto, os dois lados, repito o que tenho dito, teriam que ceder. E muito. Que não dá para ter tudo e viver em paz está mais do que claro.

7 comentários:

  1. Sou amigo do João e ele tem muitas histórias divertidas de Copas como essa. Já falei pra ele e coloco aqui minha sugestão de contá-las mais para quem não as conhece. Vocês todos estão mandando muito bem. Boa sorte na empreitada, Cassio

    ResponderExcluir
  2. Tenho que falar dessa turma que está fazendo o documentário pelas informações que o João me passou. Trabalhar com vocês dever ser um privilégio, um mérito que o João sempre teve foi o de escolher pessoas maravilhosas com quem trabalhar. Ele fala de vocês não apenas como excelentes profissionais, mas como amigos de verdade. Ele tem um enorme orgulho de tê-los como amigos, sei porque conheço o João desde os bancos escolares. Sucesso porque vocês merecem. Cassio

    ResponderExcluir
  3. Faltou dizer uma coisa que vocês talvez não saibam. O João é um dos piores jogadores de futebol que conheci. Vocês não têm ideia, habilidade e domínio de bola nota zero.

    ResponderExcluir
  4. Sensacional João.

    Para o pessoal refletir e tentar entender qual o objetivo do documentário. É impossível não falar dos dois lados, é impossível ficar imparcial. O que é possível é ter opiniões diferentes, no caso 5. Confio na sensiblidade dos 5 realizadores, acredito que as visões vão ser conflitantes e isso deve aparecer, isso vai ser o grande alicerce do filme, e o grande desafio para vocês chegarem num consenso. Sejam profissionais, discutam bastante para chegar numa conclusão. O filme é a visão de todos que estão ai. Boa sorte, estou na expectativa de uma bela história.

    Abraço grande para todos.

    Luizão

    ResponderExcluir
  5. Que beleza a Alemanha, 1 a 0 para a Sérvia. Futebol não se analisa por um jogo só. A Argentina é que manteve a consistência. A única até aqui. Em menor nível Uruguai e México. Falou, Lucas

    ResponderExcluir
  6. A Inglaterra também foi mal. Por enquanto só Argentina se salva. Quem diria...

    ResponderExcluir
  7. João Carlos Assumpção19 de junho de 2010 às 05:57

    Valeu Cassio, valeu Luiz, obrigado pelos comentários, abração do João Carlos

    ResponderExcluir