terça-feira, 25 de maio de 2010

O início: a equipe inicia sua viagem por Israel/Palestina

por Arturo Hartmann


No final de março, eu estava sentado em um banco do qual podia olhar o Mediterrâneo, uma linda vista entre Tel Aviv e Jaffa. Ambas são hoje a mesma cidade, mas estão separadas por raízes históricas que nem sempre se fazem claras. O sol rasgava o mar. Eu estava no que se pode chamar de epicentro da questão palestina, ou ao que chamam de conflito palestino-israelense. Ali acabava a viagem que fiz a este território entre dezembro de 2009 e março de 2010.

Dois meses depois, volto àquela terra acompanhado por Lucas Justiniano, João Carlos Assumpção, José Telles de Menezes e Tiago Lafer. Juntos vamos fazer o nosso próprio retrato da realidade daquele lugar. Este texto escrevo ainda em São Paulo, procurando entender o que será esta minha volta, mas o início para este projeto.

Penso em que filme nós cinco iremos produzir, como a nossa ideia de usar o futebol, mais especificamente a Copa do Mundo, pode servir ao propósito jornalístico e documental de fazer mais claro um dos mais complicados conflitos de nosso tempo. O nó dado em Israel/Palestina não é o conflito que mais mata ou que produz mais absurdos – apesar de ter a sua fatia de obscenidades -, mas desafia porque talvez seja as amarras que congregam questões centrais das relações internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário