segunda-feira, 5 de julho de 2010

Celeste

Por João Carlos Assumpção

Se me perguntarem qual a final da Copa, eu respondo: Holanda x Alemanha. Quem vai ganhar? Também respondo: Holanda. Está se baseando em quê?, vocês podem perguntar. No meu feeling, respondo eu. Desde o começo da Copa aposto na Holanda, que já deveria ter sido campeã nos anos 70.

Mas o jogo mais esperado, para mim, é Uruguai x Holanda, não a final. Fui convidado, acreditem ou não, para assistir à partida em Montevidéu, pela prima de uma amiga minha. Fiquei contente com o telefonema que, no fundo, esperava há mais de dois anos. Há quase três, para ser sincero. Mas não vou ao Uruguai. Vou ver a final num spa, com um grande amigo meu, descansando e pensando no mundo. E na minha forma de viver, que exige de mim uma nova estratégia.

Desde a primeira partida da Copa, quando demonstrou aquela garra contra a França, segurando o empate por 0 a 0, pressenti que os uruguaios poderiam ir longe. E foram. Pena que quem eu gostaria que acompanhasse esta fase da Celeste não pode fazê-lo. Não faz mal. Quer dizer, faz mal, sim, muito mal. Só que, mesmo fazendo mal, a cada jogo que o Uruguai avança eu me sinto mais vivo. E sinto quem se foi mais vivo na minha alma.

Ganhe ou perca o Uruguai, o time está de parabéns. Jogadores como Forlán e Suarez já entraram para a história da Celeste. E honram não só o futebol uruguaio, como o sul-americano. Afinal agora é o único representante do nosso continente. Que chegou lá com um belo futebol e especialmente com muita gana. Gana de viver e vencer.

9 comentários:

  1. Para você ver, Janca, se havia quatro sul-americanos nas quartas, nas semifinais sobrou apenas o Uruguai. E a Europa voltou a ser maioria, com três representantes. Também acho que a final será Holanda x Alemanha. Mas aí divergimos: o melhor futebol é o da Alemanha, com um time mais estruturado e bem posicionado em campo. Os favoritos agora são os alemães, nem os holandeses muito menos os uruguaios. Um abraço do Júlio

    ResponderExcluir
  2. Suarez pra mim já é o jogador da Copa. Foi mais importante até do que o Forlan, que fez aquele golaço de falta. O Uruguai jogou com muita garra, a garra de sempre, mas desta vez contou com o talento de alguns jogadores que não tinha nas últimas Copas e eliminatórias. É bonito quando você fala do Uruguai: "Vaaaai Celeste!". Bjs. Andreia

    ResponderExcluir
  3. O Brasil perdeu, mas a Copa não acabou e o blog de vocês segue muito legal. Continuem postando mais e mais. Parabéns a todos, vamos sentir falta dele já na semana que vem

    ResponderExcluir
  4. O que estão falando da Copa por aí? Alguém torce pelo Uruguai? A torcida deve ser toda contra a Alemanha, né? De Israel é, vejo pela Hebraica. E que zona o Brasil. Dunga demitido por telefone, internet, e-mail, ninguém sabe direito como, saiu mal nosso treinador. Também depois daquele vexame não dava pra continuar. Felipão neles!

    ResponderExcluir
  5. Toda contra a Alemanha não. No clube, aqui no Rio, a maioria dos judeus torceu pra Alemanha contra los hermanos, vibração total. A realidade hoje é diferente da de 1939-1945, pelo menos na Alemanha. Na França o tratamento para os estrangeiros, principalmente muçulmanos, é pior.

    ResponderExcluir
  6. Já que virou um palpitão, vou de Holanda e Espanha na final. Os dois azarões que sempre nadavam, nadavam e morriam na praia. Dessa vez quem vai morrer é a Holanda.

    ResponderExcluir
  7. João Carlos Assumpção5 de julho de 2010 às 21:04

    Felipe, você leu o texto que o Arturo publicou? As cartas não mentem (tudo bem, talvez as da Mãe Dinah)... A final será mesmo entre Alemanha e a Holanda. E a campeã, como venho falando desde antes do início da Copa, será a Holanda. Ganhei!!! Pena que não apostei nada com ninguém. Abs. João Carlos

    ResponderExcluir
  8. João Carlos Assumpção6 de julho de 2010 às 03:10

    Grande Virgílio!!! Saudades do amigo. Espero que esteja bem na África do Sul. E mesmo que eu perca a aposta pelos nossos amigos Manuela e Leonardo, Uruguai!!! Abs. Janca

    ResponderExcluir