sexta-feira, 9 de julho de 2010

O palestino azarado

Por Arturo Hartmann

Encontramos um personagem em Bethlehem, na verdade nos seus arredores, em Beit Sahour, que nos ajudará a discutir a identidade palestina dentro dos Territórios Ocupados. Ele trabalha numa iniciativa de luta conjunta entre israelenses e palestinos, o Centro de Mídia Alternativa. Gosta de falar de política, do conflito e é apaixonado por futebol.

Sua seleção caiu, ele estava com a Argentina. Na verdade, colecionou uma série de simpatias, e suas simpatias colecionaram uma série de derrotas. Torceu pela Itália, que caiu na primeira fase. Gostava do Brasil, eliminado desastrosamente pela Holanda. Sua grande paixão, o time de Maradona, levou uma surra dos alemães.

Encontrei-o em Bethlehem para ver a semi-final Alemanha X Espanha. Insisti, queria saber para quem torceria dessa vez. “Não vou torcer, depois da eliminação da Argentina, a Copa acabou para mim”. Mentira. Os cigarros e o nervosismo denunciaram. Ele torcia, mas ainda assim conseguia esconder sua prefer~encia. Fingia uma hora torcer para os espanhóis, ora parecia ter uma simpatia pelos alemães. O jogo termina, os palestinos todos comemoram com grande festa a vitória espanhola. Ele sai sem reação.

Andamos pela noite de Bethlehem. Tudo está em silêncio. Ele brinca. Diz que por aqui todos fecham mais cedo porque devem rezar logo pela manhã. De família muçulmana, parece ter um desdém pela crença que as religiões levantam por aqui. Pedir não tem ajudado muito os palestinos.

Mais alguns minutos de caminhada. Confessa. Torceu pela Alemanha. Mais um de seus times cai sem explicação. Ele dá risada, mas parece admitir ser pé-frio. “Tudo pelo que torcemos, as lutas na Jordânia (1970), no Líbano (1982), todas essas lutas os palestinos perderam”. E promete, o dia que Israel ir a uma Copa, será ferrenho torcedor. Muitas risadas. E ele completa, talvez devesse torcer pela ocupação. Mais risadas. O futebol amenizou o conflito. Pelo menos por algumas horas da noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário