sexta-feira, 9 de julho de 2010

Perdi em plena Beit Sahour

por Arturo Hartmann

O jogo Alemanha X Espanha assisti guiado pela emoção de ganhar uma aposta, mais do que o jantar já notório neste blog, o pequeno duelo com João Carlos Assumpção. O ganhador, eu sabia, ganharia algumas semanas para tirar sarro do outro.

Assistimos o jogo, dessa vez, em duas equipes. Uma delas -Tiago e José - foi a Tel Aviv. Eu estava com Lucas em Beit Sahour, uma cidade colada ao centro de Bethlehem, sul da Cisjordânia. Achávamos que com a eliminação de Brasil e Argentina, os ânimos se acalmariam. Que o ânimo pela Copa diminuiria. Estávamos errados. Os palestinos substituíram suas paixões pelo vício que tem pela liga espanhola, neste território dividido entre Real Madrid e Barcelona. A Espanha tem quase toda a torcida por aqui.

O restaurante da Associação Cristã estava cheia. Recebia um grupo de jovens palestinos que participava de um acampamento de verão para treinamentos de lideranças políticas. Estão preocupados com o futuro. O passado e presente são prova suficiente de que devem estar.

Jovens olhavam atentos para o telão. E os gritos não deixavam dúvidas: “Espania, Espania”. E torceram de fato, com gritos a cada chance e uma grande comemoração no gol de Puyol. Um italiano músico que dá oficinas por aqui puxou a festa com sanfona e pandeiros. A Espanha roubou a cena. Perguntaram de onde eu era. Dizer que sou brasileiro não tem mais o mesmo efeito, antes era motivo de admiração. Agora recebemos apenas um “o Brasil já foi para casa”, num tom de pena quase. Sim, o sarro no futebol também existe por aqui.

Não termino este post sem admitir minha derrota. A Alemanha cai e com ela meu palpite. Para a provável alegria de João Carlos Assumpção. Agora o duelo é Espanha X Holanda. Os economistas da empresa LCA e nosso amigo Francisco Pessoa contra João, o jornalista esportivo. Ah, e contra a cartomante de Akko. A sorte está lançada.

Um comentário:

  1. João Carlos Assumpção11 de julho de 2010 às 01:14

    A sorte está lançada, Arturo. Que jogaço Alemanha x Uruguai e agora tem a final. Já escolhi o vinho caso dê Holanda. Na volta vocês pagam. Abração, Lalo

    ResponderExcluir