segunda-feira, 5 de julho de 2010

E as cartas dizem...

por Arturo Hartmann

A Copa entra na sua fase final. Apenas quatro times continuam. E no estranhamento de uma Copa que já derrubou França, Itália, Inglaterra, Brasil e Argentina, ficaram a Alemanha - que busca entrar para o grupo de tetras -, o Uruguai, que quer voltar a glórias muito longínquas, a Espanha, que procura fazer jus ao seu apelido Fúria, e a Holanda - uma das seleções que foram injustiçadas na história das Copas. Tem uma equipe que está entre os países que não ganharam, mas encantaram, em 74.

Domingo fomos a Akko entrevistar Zokhir Bakhaloul, um jornalista esportivo palestino-israelense, um apaixonado por futebol. Todos os domingos ele apresenta em um shopping local um programa de rádio aberto à plateia. Ele gosta de falar sobre futebol, é grande admirador do Brasil. E gosta de falar de política, ele é parte de movimentos que lutam pela igualdade de direitos para os árabes dentro de Israel. Simpático e carismático, parece agradar a todos os israelenses, seja qual identidade tiver.

Os programas deste mês são dedicados à Copa, como não poderia deixar de ser. Ontem, como convidados, um comentarista apaixonado pelo Maccabi Haifa, um ex-jogador israelense judeu argentino e uma cartomante. Através da lógica do futebol ou do que diziam as cartas, palpites. Aqui muitos também gostam de adivinhar, de arriscar, de dizer que entendem de futebol. Provado, uma linguagem universal.

Assistimos ao programa. De fato, apenas vimos, pois não entendíamos nada do que era falado em hebraico. Minto. "Germania", "Holand", "Uruguai" e "Espania" era o que entendíamos. O teor do debate nos era estranho, mas os gestos e o tom, não. Sorriam, falavam uns com uns outros, ora com seriedade, ora como se brincassem um com o outro. Sim, estavam falando de futebol.

Após o programa, terminaríamos o bate-papo. Mas não aguentamos de curiosidade. "O que disse a cartomante?". Zokhir riu. Diz que a final será Alemanha e Holanda. E o campeão será... sim, se fará justiça histórica. Meu amigo João Carlos parece estar certo, o futebol e as cartas que contam o destino uniram-se e dão à Laranja Mecânica seu primeiro título. É, João, mas resistirei às previsões, não cederei. Continuo com meu palpite, apostei logo após a primeira rodada na Alemanha. Mas vou contra o especialista em futebol e os contadores do destino.

7 comentários:

  1. João Carlos Assumpção5 de julho de 2010 às 21:00

    Grande Arturo, quer dizer que acertei com a Holanda? A equipe toda me paga um jantar na volta.
    Mas por falar em cartomante, tenho uma história boa. A Mãe Dinah, certa vez, disse que previu tudo, o assassinato do Kennedy (só esqueceu de avisar a Casa Branca), a chegada do homem à Lua, o impeachment do Collor, tudo enfim. Uma gênia. Só não soube prever que não seria eleita quando se candidatou à Câmara ou à Assembleia e perdeu a eleição. Levou uma lavada. Ou seja, as cartas também erram. No caso dela, às vezes acertam (acho que uma em um milhão de vezes). E viva a Holanda! Abs. Lalo

    ResponderExcluir
  2. João Carlos Assumpção5 de julho de 2010 às 23:02

    Amigos, o modelo da LCA, empresa de consultoria econômica, acertou três dos quatro semifinalistas (errou apenas o Brasil). Segundo a estatística, diz Francisco Pessoa, economista que trabalha lá, a Espanha será campeã. Entre as cartas e o modelo econômico do Francisco, fico com as cartas. Abs. a todos, Lalo

    ResponderExcluir
  3. Gostei deste modelo econômico, mas eles estão se baseando em quê pra dizer que a Espanha será a campeã? Bem a Espanha?

    ResponderExcluir
  4. O hexa-2010 foi pro espaço. Vou assinar hexa-2018, porque em 2014, no Brasil, dificilmente vamos ganhar. E vai ser a primeira vez que uma seleção européia é campeã fora do seu continente. A não ser que dê Uruguai.

    ResponderExcluir
  5. Arturo, fácil o João pedir um jantar se ganhar a Holanda. Se ganhar a Alemanha ele tem que pagar para os outros quatro. Malandro, hein? Abs. Ale (agora sem hexa nem nada)
    Pelo menos a Argentina caiu de quatro. E que venha o Mano Menezes, Dunga never more.

    ResponderExcluir
  6. eu também apostei na Alemanha antes da Copa começar, Arturo! E uma outra cartomante ainda ousou dizer que a final será Alemanha X Uruguai (que também foi injustiçado justamente contra a Holanda). Estou com a Alemanha e não abro, até que a Holanda prove o contrário!

    ResponderExcluir
  7. João Carlos Assumpção6 de julho de 2010 às 03:08

    Alê, sinto muito, ganhando a Holanda o grupo vai ter que me pagar um belíssimo jantar, sim senhor. Mas se der Alemanha (e não vai dar), eu pago pra eles, com direito a vinho, sobremesa e cafezinho. E se der Espanha? Francisco Pessoa ganha o jantar com a equipe da LCA. Abs. João Carlos

    ResponderExcluir