sexta-feira, 2 de julho de 2010

Não doeu

Por João Carlos Assumpção

O Mundial, para mim, sempre foi o Brasil. Depois da derrota para a Holanda, perdeu o meu interesse. Mas o documentário continua, pois o documentário não é só sobre a seleção brasileira, é sobre a Copa vista em região de conflito. E para o documentário a Copa não só continua, como o conflito segue aí. E novas e novas histórias vão rolar.

O que acho curioso é que, apesar da derrota e do fim da Copa, pelo menos para mim, desta feita a eliminação brasileira não me machucou. Não doeu. Quando se é menor, a gente (ou pelo menos comigo acontecia isso) leva o futebol mais a sério. Com o passar do tempo, percebemos que há outras coisas na vida. E há coisas que doem mais do que uma derrota no futebol. Mesmo numa Copa do Mundo. Traição da namorada, por exemplo, falta de lealdade de um amigo, morte de um ente querido. Tudo bem, namoradas podemos encontrar outras, com os amigos podemos ser mais seletivos e escolhê-los melhor, pois se formos pensar bem e nos dar o devido valor merecemos mais e podemos exigir mais dos outros, sim, os entes que se vão continuam, de alguma forma, dentro da gente, mas também o Mundial acontece de quatro em quatro anos, Perdemos hoje, mas podemos ganhar lá na frente.

Para quem a derrota machucou, meus sentimentos. Mas o importante é que a vida segue. E neste sentido os religiosos judeus ortodoxos têm razão. Há, sim, coisas mais importantes do que o futebol. E perder faz parte do jogo, como faz parte da vida. O que interessa é, quando você cair, conseguir se levantar. E só aprende a levantar quem sofre uma queda. Ou às vezes duas, três, quatro...

E cá entre nós mantenho minha aposta feita no Arena Sportv e na CBN antes mesmo do início da Copa: meu favorito para o time continua sendo a Holanda. Pela história e pelo presente, ela merece o título e espero que consiga obtê-lo.

6 comentários:

  1. Janca, vc. acertou a Holanda, vai acabar sendo campeã. Agora torce pra Holanda ou pro Uruguai?
    Bjs. da Aline

    ResponderExcluir
  2. A Copa pra mim também acabou. Não quero nem ouvir falar de Dunga, Julio Cesar, Felipe Mello, não levaram os jogadores do Santos ficaram sem alternativas no ataque e o time ainda tremeu. Uma vergonha.

    ResponderExcluir
  3. Não doeu mesmo, João. Senti a mesma coisa que você quando o time perdeu. Vou chorar por um bando de mercenários? Discordo de você que a Copa acabou. Viu Uruguai e Gana? A Copa começou agora, ao contrário do que você escreveu.

    ResponderExcluir
  4. Você não apostava na Holanda e no Uruguai? Li um texto seu sobre o Uruguai e agora sou obrigado a concordar. Forlán foi demais e o Suarez o herói do jogo. Que partidaça! Torce pra Holanda ou Uruguai agora? Abs. Fabrício

    ResponderExcluir
  5. Lalo,

    O resultado não me surpreendeu, essa seleção não tinha paixão, faltou carisma, estava amarrada.
    O maior exemplo foi do jogador que foi expulso, tinha raiva no olhar e um depoimento duro. Não é o espírito brasileiro - até esqueci seu nome.
    E o Dunga? Nunca olha para a câmera, fala sempre evitando o torcedor, telespectador.
    Mas enfim "Futebol e Barreiras" tem outro foco, seria ótimo se trouxessem o Hexa - mas não foi dessa vez.

    abs, Malu

    ResponderExcluir
  6. João Carlos Assumpção4 de julho de 2010 às 03:17

    Oi Malu. De fato o foco de "Futebol e Barreiras" é outro, muito mais interessante e abrangente, aliás. Sou obrigado, eu, que defendia o Dunga, a admitir que errei e concordar com você. Como o Lucas vinha dizendo, faltava a essência do futebol brasileiro neste time. E ele tem razão.
    Quanto ao jogo Uruguai x Gana, foi o melhor da Copa, sim, e depois vou voltar a ele, num post, comentando as semifinais. Apostava muito na Holanda e sigo apostando. Tenho uma ligação forte com o Uruguai, pela minha história de vida, mas não sei para quem vou torcer. Acho que na hora H serei Uruguai, sim, embora a Holanda mereça ganhar uma Copa. Merece há muito tempo. Só espero que o campeão saia do confronto entre uruguaios e holandeses, pois não quero ver nem Alemanha nem Espanha subir ao pódio. Abs. a todos, João

    ResponderExcluir