terça-feira, 8 de junho de 2010

Armas e Ipods

por Lucas Justiniano

soldado dorme no ônibus entre TelAviv e Jerusalem
foto: José Menezes

Uma coisa que a princípio se estranha é que caminhando nas ruas e principalmente nas rodoviárias, estações de trem etc. é a quantidade de jovens, fardados e carregando suas armas! Aqui o serviço militar para israelenses é obrigatório e são 3 anos! Então todos quando saem da escola entram no serviço militar. Aí você vê varias “minazinhas” “patizinhas” com seus uniformes e carregando armas. Imagine as “minas” do Porto Seguro, Vera e Santa Cruz fardadas e carregando armas e, junto, seus Ipods, aliás, sobre isso, sempre tive a curiosidade em saber o que as pessoas nas ruas ouvem em seus tocadores,.Zé também compartilha dessa curiosidade, e aí ficamos tentando adivinhar o que as soldadas e soldados ouvem, o que falta é coragem para perguntar...

Enfim, mas o curioso é que elas mantêm a vaidade, usam seus brincos, carregam suas bolsas, perfumes... Fico me perguntando se quando elas se alistam e as melhores amigas vão servir no mesmo lugar, se ficam pulando e dando gritinhos de “Ahhhhh vamos servir juntas, vamos servir juntas!!” Engraçado imaginar essa cena... Ao mesmo tempo, no começo, dá uma certa tensão. Esses dias sentei no ônibus em um banco sozinho, aos poucos fui cercado por soldados voltando do serviço e um deles que devia ter uns 18, 19 anos, sentou ao meu lado com seu fuzil, e para passar o tédio da viagem ou talvez um tique nervoso, ficava mexendo nas travas e era só aquele “trac trac trac” ficava imaginando aquela merda disparando sem querer... any way... você se acostuma e ele resolveu dormir, foi melhor assim...

Por outro lado, fico me perguntado que tipo de cidadão eles querem formar ao obrigar seus jovens a ficarem 3 anos em serviço militar... até imagino que tipo, mas ainda é um pouco confuso na minha cabeça, tento desenvolver isso mais tarde, com o tempo. De uma maneira acho até um pouco triste. Mas eles com certeza estão acostumados a isso...

3 comentários:

  1. Olá,
    Incrível para um brasileiro andar pela cidade em plena semana de começo de Copa do Mundo e ver um país silencioso como que tenho visto nesses dias de pré-copa.
    Pra quem vivenciou uma Copa de 70, etc etc - essa de 2010 está um mistério.
    Hoje andei pelo centro de SP, nada do que vi nas décadas de 70 (qdo era jovem como vocês), 80 e 90.
    Não vi paixão, não vi entusiasmo pela copa que começa nessa semana, parece que não existe.
    Acho que a Copa como disputa não é mais importante, os líderes não foram, não tem um Ronaldo Fenômeno, não tem um Robinho, ou qualquer outro que ainda represente nosso futebol. Kaká é um expoente, mas cadê a paixão da platéia? ão tem. Talvez lalo Assumpçãso esteja certo, mas DUNGA não conseguiu mobilizar a multidão, mesmo pq num ano de eleição no Brasil, acho que os interesse estão mais voltados para quem será nossa/o Presidenta/e ou se o Coringão será campeão.
    Desculpas mil, mas Dunga não conquistou o povão, e é isso que faz mover paixões.
    Não vejo EMOÇÃO. Tirem proveito do que acontece ai, porque em breve essa Copa do Mundo vai acabar, Brasil Penta ou qq outra coisa, não tem mais um Pelé, Garrincha, Fenômeno (meu ídolo atual), Sócrates, Tostão, etc....
    Acho que o trabalho de vocês é e será importante pq será a última Copa de Futebol do Mundo. O futebol arte morreu, outro futebol vai nascver, mas não é o que minha geração conheceu.

    abs carinhoso.
    Malu

    ResponderExcluir
  2. "Como se poderia educar alguém para ser insubornável? Fazendo com que fique saciado. E como se pode induzir alguém a dar bons conselhos? Fazendo com que participe dos benefícios de seus conselhos, e que de outro modo - isto é, sozinho - não obtenha essas vantagens".

    ResponderExcluir
  3. Luquetes..."fico me perguntado que tipo de cidadão eles querem formar ao obrigar seus jovens a ficarem 3 anos em serviço militar"....
    Por incrivel que pareça para nós brasileiros, a maioria dos jovens daqui tem muito orgulho de passar pelo exército....e a razão é só 1 e responde sua questão,,,sem exército não existiria o país....infelizmente....

    ResponderExcluir