sábado, 12 de junho de 2010

Brasil jamais!!!

por João Carlos Assumpção




Na capa do Jerusalem Post, um dos principais jornais israelenses, artigo assinado por Gil Hoffman defende que os israelenses torçam por EUA, Holanda ou Dinamarca nesta Copa do Mundo. Pelos outros, de jeito nenhum, especialmente o Brasil, que é mencionado na própria capa do jornal _a matéria continua em página interior.

Hoffman diz que levou em conta tópicos como xenofobia, geopolítica e esportividade. Comemora, de cara, o fato de os turcos terem sido eliminados no qualificatório, bem como suecos e noruegueses, que condenam a política externa israelense.

O primeiro país apontado para os israelenses, que disputaram apenas um Mundial, em 1970 e estão fora da Copa na África, não torcer é justamente o Brasil. Segundo o artigo, o motivo é a cooperação com os turcos, iniciada com proposta de acordo que poderia "facilitar a nuclearização do Irã". Cita ainda que o país tratou recentemente o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad como um rei. O segundo citado na matéria é a Espanha, lembrando que cinco israelenses foram atacados na segunda-feira em Madrid e que homossexuais gays israelenses foram alertados para ficarem longe da principal parada gay espanhola.

Segundo Hoffman, é mais fácil decidir contra quem torcer do que para quem torcer, o que, aí quem diz sou eu, pode sinalizar que a política externa israelense precisa de mudanças. E a interna também, como tem pedido a oposição israelense.

Detalhe: apesar do artigo no Jerusalem Post, Hoffman não deve ter muito o que comemorar. Pelo menos aqui em Jerusalém, muitos vão torcer pelo Brasil. O povo israelense parece dividido mesmo entre Brasil, Argentina, Espanha e Inglaterra. E não há pub sem uma bandeira verde-amarela. Sinal de que é melhor o articulista ver os jogos do Mundial em casa, pois não representa a voz do povo, pelo menos quando o assunto e futebol.

7 comentários:

  1. Lalo,
    acompanho o trabalho de vocês diariamente, e fico na espera de postagem do que está acontecendo, por favor façam com mais frequência, gosto dos textos e das informaçõs que passam, é importante para quem está do lado de cá no Atlântico.
    qual foi a reação do primeiro jogo?

    abs,

    Malu

    ResponderExcluir
  2. Lalo e todos por ai, como vão vocês ?
    Ouvi dizer que andam bem !

    Encontrei o Tiago caminhando pela PUC ontem e conversei um pouco com ele, me atualizou das novidades da equipe e me garantiu que todos vão bem. Estou por aqui aguardando a volta. Lalo quando voltar me ligue pra assistirmos um jogo juntos !

    Grande abraço !

    Bruno Pegorari

    ResponderExcluir
  3. acho otimas a suas informações! Aqui é um horror: cheio de jornalistas, TV, fazendo materias idiotas, obvias e cretinas em todos os canais a toda hora. Agora assisto os jogos sem som é somente o jogo! que é o que intereza, o resto é baboseira demais!

    dad

    ResponderExcluir
  4. A sugestão fica aqui pra vocês continuarem vendo o que há de diferente aí em Israel e no mundo árabe sobre a Copa e mostrando para a gente. Jamais saberia desta reportagem ridícula do jornal daí. Aqui no Brasil as reportagens são muito chatas, restaurante x com n torcedores do México, clube de gregos torcendo para... a Grécia, para quem seria? Mostrem uma Copa diferente e mostrem que futebol e arte são conectados dentro e fora do campo. Podem ser, se bem feitos. Minha torcida para que isso aconteça com vocês. É o que está acontecendo no blog e tem que continuar a acontecer. Postem mais e mais e mais.

    ResponderExcluir
  5. Viu como valeu a pena abrir o site para comentários? Agora todos podem demonstrar o carinho que sentem por você, a admiração pelo seu trabalho. E foi exatamente o que vim fazer aqui. Tenho certeza de que o documentário será um sucesso. Um abraço e ótimo trabalho aí.

    ResponderExcluir
  6. Foi o Barreto mesmo que escreveu o comentário acima? Do caralho. Acompanhei vocês dois na Copa de 2006 e formavam uma dupla bárbara. Meu melhor amigo dizia que vocês não se davam, eu garantia que eram amigos, conversei com vocês na churrascaria do Beira Rio em 2006, lembra? Você não vai pra Copa? Tenho até hoje gravada a chegada do Inter a Porto Alegre, ficaram mais de 12 horas no ar. Parabéns ao Sportv. Volte logo pra TV e boa sorte no trabalho aí em Israel. Fica até quando? E não te chamam de Jamca? Lalo é você, o cara do Sportv? Pelo que entendi é sim, especialmente com o Marcelo Barreto escrevendo. Boa sorte pra vocês todos e parabéns pelo blog, vou indicar para os amigos e os inimigos, já que palestinos e israelenses vivem em guerra. É um blog pra quem gosta de briga. Colorado-2010. Tarefa: liquidar o São Paulo. Até lá tem a Copa.

    ResponderExcluir
  7. Foi o Barreto sim, Colorado. Lalo = Janca, o apelido varia conforme os círculos! Comente sempre. abs.

    ResponderExcluir