sábado, 19 de junho de 2010

Diego Forlán e o Uruguai

Por João Carlos Assumpção

Fiquei muito emocionado com as duas atuações do Uruguai, o empate que segurou contra a França e a vitória por 3 a 0 contra os sul-africanos. Nos dois jogos adorei a atuação de Diego Forlán. Há tempos acho que é um grande jogador e considero até agora o melhor desta Copa.

Adoro a garra uruguaia. Certa feita conheci uma moça que morava no Brasil, mas tinha nascido no Uruguai e tinha um filho fã do futebol da Celeste. Os dois já se foram, mas o futebol e a garra uruguaia continuam aí.

Não sei se o time vai longe nesta Copa, porém cada vez em que o time entra em campo me lembro dos dois.

E vendo o Uruguai jogar me lembrei também de outro, o de 1993, que enfrentou o Brasil nas eliminatórias e acabou eliminado, não participando da Copa dos EUA.

Fui ver o jogo em Montevidéu, empate por 1 a 1, e jamais vou me esquecer de duas cenas.
Uma foi no estádio, quando o Brasil fez 1 a 0 e Parreira levantou-se para dar instruções para o time. Um torcedor ficou irado e gritou: "Senta Parreira, está bom assim, você falando o time só vai piorar."

Lembro-me, também, de um grupo de garotos, 4, 5, 6 anos de idade, gritando para a gente: "Uruguai, Uruguai, Uruguai". Nunca mais os revi. mas cada vez que o Uruguai não ia à Copa lembrava-me deles. Hoje já estão com mais de 20 anos - espero que estejam bem - e contentes com a atuação uruguaia. Um empatezinho contra o México e o time estará nas oitavas-de-final.

15 comentários:

  1. O Uruguai vai cair logo. O único time que mostrou consistência até aqui foi a Argentina. Favorita para levantar o caneco. Lucas

    ResponderExcluir
  2. O Uruguai tem história no futebol. Também gostei de vê-los jogando, João

    ResponderExcluir
  3. Diego Forlán é bom, mas tem sido favorecido como todos os atacantes pela bola. Como ele chuta bem de longe, tem mais chances numa Copa com uma bola como essas. Os goleiros estão com dificuldades de segurar chutes à distância. Ele também tem garra e habilidade, mas está longe de ser o melhor ou mesmo um dos melhores jogadores da Copa. É bom, mas não fora de série.

    ResponderExcluir
  4. Fernando Bittencourt19 de junho de 2010 às 21:37

    Como favorecido? Os ataques não fazem gols. Essa é a Copa das defesas, não dos ataques. Forlan tem ido bem e o pai dele jogou no São Paulo, ótimo volante.

    ResponderExcluir
  5. Fernando Bittencourt19 de junho de 2010 às 21:39

    Mas tem um porém. Mesmo também gostando do futebol do Forlan, reconheço que há jogadores melhores do que ele nesta Copa.

    ResponderExcluir
  6. João, a Holanda é uma das seleções 100% até aqui, junto com a Argentina. Mas que futebolzinho, hein? Quem evoluiu bem nos últimos anos foi o Japão.

    ResponderExcluir
  7. João Carlos Assumpção20 de junho de 2010 às 01:13

    Tudo bem, Fernando, muita gente pensa como você e vê outros jogadores melhores na Copa do que ele. Mas o Forlán está jogando muito. Dribla, entra na área, volta para marcar, chuta de longe, chuta de perto, chuta de primeira, chuta para fora, chuta para dentro e não tem companheiros tão bons como a gente encontra na seleção argentina, por exemplo, cujo elenco é mais forte. Quanto à Holanda, fez sua parte e já é a primeira seleção classificada para as oitavas-de-final. Mas depois volto a falar dela e aproveito para falar da Dinamarca também. Abs. a todos, João Carlos

    ResponderExcluir
  8. O Luís Fabiano mostrou que dá de mil a zero no Forlán. Ontem jogou demais contra um time que só sabe dar porrada.

    ResponderExcluir
  9. Tenho acompanhado o blog e é uma decepção quando acordo e não vejo nada novo. Esperava saber o que vocês acharam do jogo do Brasil ontem, esperava um novo comentário do João, do Arturo e do Lucas, os três que escrevem. Quero saber do João o que tem a dizer sobre a Coreia do Norte, que você elogiou e hoje está mostrando contra Portugal o time medíocre que é. Quero saber do Lucas o que tem a dizer sobre o Brasil, que eu também critiquei, mas depois de ontem fiquei de bico calado. Temos que reconhecer que jogou bem, não acham? Ponham mais textos de vocês sobre Israel e principalmente sobre futebol, porque a Copa vai começar a pegar fogo agora. Abraços do Douglas

    ResponderExcluir
  10. Uma dúvida: por que só três escrevem se vocês são em cinco? Abraços do Douglas de novo

    ResponderExcluir
  11. João Carlos Assumpção21 de junho de 2010 às 21:54

    Oi Douglas. Aqui escreve quem quer (dos cinco). Cada um gosta de fazer mais uma coisa do que outra, cada um tem uma habilidade diferente, o espaço está aberto aos cinto e todos, cada um à sua maneira, têm participado. O Zé (Menezes), por exemplo, já mostrou que é craque em fotografia (sem falar no cinema, aí é mais do que craque). O Lucas, por sua vez, escreve e tira fotos. O Arturo e eu só escrevemos... Sou péssimo fotógrafo... Mas vamos postar mais coisas, pode deixar. Abraços do João Carlos

    ResponderExcluir
  12. João Carlos Assumpção21 de junho de 2010 às 22:09

    Ops, Douglas, o que tenho a dizer sobre a Coreia do Norte é simples. Contra o Brasil jogou como um exército, fechadinha. Contra Portugal foi se aventurar no ataque e levou de sete. E não podemos analisar por apenas um jogo (ou dois, no caso, os dois da Coreia do Norte). Costa do Marfim, que não jogou nada contra o Brasil, só deu pancada, engrossou contra Portugal e quase venceu o jogo. Abs. João Carlos

    ResponderExcluir
  13. João Carlos Assumpção22 de junho de 2010 às 06:17

    Ops 2. Disse que o Lucas escreve e tira fotos. Não faz "só" isso não. É craque na filmagem também. Só temos craques no time. E um grosso, aqui, para diversificar um pouco, afinal, como já disse, somos um time heterogêneo. Abraços para todos que comentaram, João

    ResponderExcluir
  14. Grande Lalo,
    Adorei o blog e também os seus textos, especialmente esse que fala do Uruguai!
    Caso o Brasil se classifique em primeiro lugar do grupo G e avance nas oitavas e quartas de final, assim como o Uruguai, eles se enfrentarão nas semifinais da Copa.
    Após conquistar a quinta vaga da América do Sul, na repescagem, contra a Costa Rica, será uma zebra se a Selección Celeste for campeã mundial, pela terceira vez, após um jejum de sessenta anos.
    Com a garra e a raça, típica uruguaia, dos Diegos, Lugano _ ex-quarto zagueiro são-paulino _ e Forlán, _ filho do Pablo que foi lateral direito na década de 70 no Tricolor _ o Uruguai tem condições de conquistar o caneco!
    A minha avó paterna era uruguaia, tenho primos que moram em Montevideo, então, estou torcendo muito para o Uruguai. DALE URUGUAY!!

    ResponderExcluir
  15. João Carlos Assumpção26 de junho de 2010 às 20:16

    Grande Alessandra, obrigado pelo comentário e por esbanjar seu conhecimento de futebol.
    Que partida hoje a do Uruguai. Forlán, Lugano e Suarez estão sobrando. E o Uruguai volta a fazer história. Jogo emocionante, embora tenha sido triste o choro dos sul-coreanos, que começaram tão bem o segundo tempo. Mas eles souberam perder. Evoluíram muito e vão cotninuar a evoluir. Bjs. Lalo

    ResponderExcluir