quarta-feira, 30 de junho de 2010

Sobre limpezas e lavadas

por Tiago Lafer

Até este momento não escrevi para o blog; não me senti apto para tanto. Mas já que a polêmica da limpeza étnica está pegando resolvi deixar de lado a inibição e postar um comentário.

Quando comediantes de stand up querem umas risadas fáceis eles apelam para o recurso do xingamento. Não raro, depois de uma piada mal assimilada, eles soltam um “what the fuck?!” e a plateia como um bando de robôs soltam uma gargalhada. Faz parte do contrato entre piadista e público: a identificação fácil com quem está no púlpito para que as outras piadas , as boas, nåo sejam anódinas. Reza a lenda que "Fuck" seria uma sigla medieval para “Fornication Under the Consentment of the King”. Nenhum comediante coloca o xingamento dessa forma; não teria o mesmo impacto. O termo “limpeza étnica” tem o mesmo efeito. Ninguém pensa na definição fornecida pela ONU. Todos pensam em genocídio e faz parte do contrato entre ideólogo e plateia que essa confusão seja omitida em nome da causa. Dito isso, o nosso Arturo tem o mérito de livrar-nos de qualquer confusão: definiu perfeitamente o uso do termo “limpeza étnica” ao qual subscreve.

Agora falemos de futebol. O Paraguai eliminou o Japåo nos pênaltis e a Espanha eliminou Portugal por 1X0: nada comparável a lavada que o Brasil deu no Chile, que a Alemanha deu na Inglaterra e que a Argentina deu no México. Essas lavadas encheram os olhos! E dão esperança que as quartas serão mais equilibradas e disputadas.

Para os interessados em opiniões mais competentes que a minha sobre política e Israel fica o link de um professor meu: http://blog.franklingoldgrub.com/category/oriente-medio/page/2/

2 comentários:

  1. João Carlos Assumpção30 de junho de 2010 às 00:39

    Grande post, Tiago. De fato o termo limpeza étnica leva quase todo mundo a pensar em genocídio. Valeu pelo link do seu professor, mas você se esqueceu de dizer uma coisa quando falou de futebol. O Zé (Teles de Menezes) diz que acertou quase todos os resultados das oitavas (só teria errado dois). Eu duvido, mas... Eu acertei com a Holanda e espero cair fora na sexta, pois sexta somos todos Brasil, como diria nosso querido Galvão Bueno. Abs. do Lalo

    ResponderExcluir
  2. Tiago,

    Faltava você no blog, escreva mais.
    Futebol e barreiras tem sido um aprendizado.
    O documentário será um marco e dará muitas discussões ainda.

    abs, Malu

    ResponderExcluir