quinta-feira, 24 de junho de 2010

Gentileza gera...

por João Carlos Assumpção

Quando estava em Jerusalém, o Arturo, o Lucas e o Zé (Teles de Menezes) estavam nos territórios palestinos. Depois de algumas cervejas, liguei contente para um deles, imagino que tenha sido para o Lucas, já nem me lembro mais, não me perguntem meu teor alcoólico, por favor. Mas sei que em algum momento conversei com o Zé, que me disse que o pessoal onde eles estavam, os palestinos, digo, são muito bacanas, gente fina pacas, e que estavam recebendo o grupo muito bem, mas muito bem mesmo.

Daí eu respondi que o daqui (de Jerusa, como o Lucas chama Jerusalém) também. Cheguei sozinho, fui muito bem tratado e logo me enturmei com o pessoal. Falar que você é brasileiro abre, neste canto do mundo, várias portas.

E pensei no micro. Olhando os indivíduos, você encontra pessoas muito legais dos dois lados. Como encontra canalhas também. Isso é no mundo inteiro.

Minha impressão de Israel, impressão de alguém que fazia 21 anos não pisava na Terra Santa, mudou. Achei o povo muito mais simpático do que da outra vez. Ou talvez eu tenha mudado, não sei. Gentileza atrai gentileza.

Por falar em gentileza, não posso deixar de citar o vexame do técnico francês, que foi extremamente grosso com o Parreira. Para mim o pior time da Copa, inclusive pelo comportamento fora do campo, não foi a Coreia do Norte, como muitos estão dizendo. Foi a França, um fiasco total. Nem deveria ter ido à África para fazer o papel ridículo que fez. A Irlanda certamente representaria melhor o continente europeu.

5 comentários:

  1. Se a gente encontra até argentino legal, por que não encontraria judeus e palestinos legais?

    ResponderExcluir
  2. A França não era nem pra ter ido pra esta Copa, João. Entrou roubada e não disse a que veio. Eles são muito arrogantes, quem tem razão é o Maradona que chutou o pau da barraca. Só não dou meu nome pra não ficar sem visto pra França se um dia tiver dinheiro pra viajar pro exterior _quaquaqua.

    ResponderExcluir
  3. Joãozinho, meu amigo, deve estar contente com a derrota da Itália. Que jogo, hein? Faço questão de colocar o comentário aqui pois sei que você não queria ver a Itália campeã, assim seu livro continua atual, a melhor seleção do mundo, a única penta, é a brasileira, aconteça o que acontecer. Bjs. da Ana

    ResponderExcluir
  4. João Carlos Assumpção24 de junho de 2010 às 21:45

    Torci para a Itália não se classificar, sim, Ana, mas fiquei chateado pelo Lucca, um grande amigo que tenho em Turim. O ponto positivo é que ele não se importa muito com futebol... Bjs. Janca

    ResponderExcluir
  5. O Maradona está surpreendendo. E o técnico francês é um mau caráter, aquilo não é técnico, nem soube comandar o grupo, acho que nem você, França foi a pior decepção da Copa. Itália também, mas fora do campo não deu vexame como a França. Assim a França ganha como a pior da Copa. Da Coréia tenho pena e espero que não se dê mal contra a costa do Marfim. Abs, do Douglas

    ResponderExcluir