segunda-feira, 21 de junho de 2010

O imediatismo e os palavrões

Por João Carlos Assumpção

Como as pessoas são imediatistas. Bastou o Brasil vencer aquela que era considerada a melhor seleção africana da Copa para todo mundo começar a elogiar o time. A Costa do Marfim pode ter sido muito badalada, tem bons jogadores, mas hoje bateu, bateu e bateu. O futebol robótico da Coreia do Norte é mais difícil de enfrentar do que uma seleção que sai mais para o jogo e não tem tantos jogadores talentosos como o time de Dunga.

Sigo discordando da maioria dos analistas e torcedores. O Brasil não convenceu apenas hoje. Já tinha convencido contra os norte-coreanos. Se vai ganhar o Mundial, são outros 500. A partir da próxima fase, tudo muda. Um descuido pode ser fatal.

E apesar de gostar do trabalho do Dunga, acredito que ele cometeu uma falha grave. Sim, poderia ter tirado o Kaká, que parecia tenso, entrando na provocação dos africanos. O erro, porém, foi outro. Foi ter xingado o Drogba após a partida, mesmo que em português, sendo que o atacante de Costa do Marfim, ao contrário da maioria de seus companheiros, não agrediu nem bateu nos jogadores brasileiros. Imagine se Maradona tivesse proferido os palavrões de Dunga dirigindo-os a um atleta brasileiro. Daria muito pano para manga.

Mas às vezes a gente perde a cabeça mesmo, principalmente no calor de um jogo de futebol. O importante é reconhecer o erro, pedir desculpas e tentar não o repetir numa próxima ocasião. Um exercício difícil, mas necessário. E que tem que ser diário.

14 comentários:

  1. João, a Coreia do Norte mais difícil do que enfrentar do que a Costa do Marfim? Você viu o jogo de hoje de Portugal? Já estou achando que Portugal fica em primeiro e o Brasil em segundo. E você? Abraços, Douglas

    ResponderExcluir
  2. O Dunga tem que se controlar mais. Ele brigou com o Alex Escobar e até a Globo está torcendo contra ele.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você sobre os palavrões, inclusive escrevi sobre a Globo estar contra o Dunga por causa da briga com o Alex Escobar, mas não tem explicação o que você diz sobre a Coreia do Norte. É o time mais fraco dessa Copa, marcou um gol no Brasil e nós não marcamos um gol no primeiro tempo. Inadmissível isso é.

    ResponderExcluir
  4. Dunga ta certo. A imprensa enche o saco dele. Tem que fechar o treino mesmo e se xingou os costa-, sei lá como se escreve, vocês sabem, os jogadores de Costa do Marfim, é porque os caras só deram pancada. Mas a Coréia do Norte é uma vergonha, dizer que o Brasil jogou bem é sinal de loucura. Você é a única pessoa que conheco que achou isso, deveria se retratar depois dos 7 a 0 de Portugal.

    ResponderExcluir
  5. Acho que foi a Band News que citou o projeto de vocês. O nome do filme é esse, Sobre Futebol e Barreiras? Porque não deixam só Futebol e Barreiras? Não é mais bonito? Fernando

    ResponderExcluir
  6. Outra pergunta: tem mesa-redonda depois dos jogos em Israel? Quem torce mais para o Brasil, os judeus ou os árabes? Os muçulmanos?

    ResponderExcluir
  7. A imprensa tem que parar de torcer contra. O Falcão claramente faz campanha contra o Dunga e o Brasil. Mal começa o jogo e começa a meter o pau. Dunga tem mais que xingar mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Oi Assumpção, só hoje ouvi falar do trabalho de vocês, não sabia por onde você andava, gostava muito dos seus comentários e de seu jeito de ser no Sportv. Tenho muitas perguntas para fazer, se puder responder vou ficar muito feliz.
    Quero te dar os parabéns pelo livro para crianças com o Goussinsky, comprei dois para cada um dos filhos, eles adoraram as ilustrações. Eu gostei das ilustrações, do texto e da ideia de vocês.
    Quero saber o que você acha do Escobar? O que achou da briga dele com o Dunga? Você conhece bem o Escobar, não?
    Quero saber quando sai o filme de vocês. Dei uma olhada rápida no blog, depois leio melhor, quero ver todos os posts que vocês colocaram aqui, queria dizer ainda que confio no projeto pois acredito muito no seu trabalho e adorei os textos do Arturo Hartmann também. São muito bonitos. Os seus também. Contem mais histórias, como diria nosso querido Sílvio Luiz, aquilo que ninguém viu, só vocês.
    Queria saber também se o Tiago que está apoiando o projeto é o do Globo Esporte, sei que vocês são amigos porque vi a matéria dos dois na China. Se ele está dentro do projeto, mais um sinal de que vai dar tudo certo e será um filme excepcional. Quero que saia logo.
    Mais uma pergunta: tem acompanhado a série da Folha sobre a Copa acompanhada em diversos lugares do mundo? O que achou? Não é uma ideia parecida com a de vocês?
    Fiz muitas perguntas porque fiquei feliz com esse projeto, ainda mais sabendo que é tocado por cinco brasileiros, isso só eleva nosso país.
    Beijos da Aline (mulher também gosta e entende de futebol, mais do que muitos homens)

    ResponderExcluir
  9. E a França, hein? que coisa

    ResponderExcluir
  10. Fiz tantas perguntas e me esqueci de uma: você e o Goussinsky não vão atualizar o livro Deuses da Bola? Tenho até hoje aqui em casa e é referência para muita gente que escreve sobre a seleção brasileira de futebol até hoje. Se atualizaram e não fiquei sabendo sabe onde posso comprar a nova edição? Beijos Aline

    ResponderExcluir
  11. Fernando, o filme ainda não tem nome. É o nome do blog - que pode vir a ser o nome do filme - mas também esperamos conseguir sugestões por aqui, durante as filmagens.

    Quanto a mesa redonda, fazem sim, tanto em Israel como nas transmissões arábes (na Palestina, via Al Jazeera). O Bebeto, inclusive, é o comentarista da Jazeera. Ambos os lados torcem muito para o Brasil, talvez um pouco mais por parte dos árabes. O segundo time na preferência é Argentina, para ambos.

    ResponderExcluir
  12. João Carlos Assumpção22 de junho de 2010 às 23:23

    Em relação às perguntas da Aline, conheço o Alex Escobar, sim, e ele é gente finíssima. O Tiago Lafer (não Leifert) não é o do Globo Esporte, mas é tão competente quanto, cada um na sua praia. O Deuses da Bola não atualizamos, não, quem sabe um dia... E eu vi a série da Folha, mas por cima. Ela tem sido feita pelo Fábio Seixas, que é um excelente jornalista, e não tem relação nem semelhança nenhuma com nosso projeto, que é ver a Copa não dos países que estão disputando o torneio, mas de uma região que não tem representantes na Copa e vive em conflito, para não dizer em guerra.
    Já sobre a Coreia do Norte, mantenho minha posição. Contra o Brasil jogou fechadinha lá atrás, contra Portugal tentou jogar de igual para igual e deu no que deu. Abs. a todos os que fizeram comentários, João Carlos

    ResponderExcluir
  13. Oi João. Meu comentário não é sobre futebol, é sobre política e os textos de vocês. Da primeira vez acho que não me fiz entender direito e fui muito criticado pelos internautas do blog de vocês como se eu quisesse jogar um contra o outro. O que queria era saber a posição de vocês, porque afirmei e reafirmo que não acredito numa postura neutra, na objetividade absoluta. O blog de vocês me fez repensar algumas coisas, mas não a questão da objetividade. O recado ou o pedido é para o Arturo. Depois de um comentário seu, João, defendendo o direito de o Arturo se expressar e de uma bonita resposta dele a um comentário agressivo, comecei a reler os textos dele e achei todos de muita qualidade. Peço, por isso, que você, Arturo, escreva mais. Seus textos são muito bons. Parabéns. Assim como o João eu discordo de alguns termos que você usa, mas quero conhecer sua visão sobre Israel e o mundo. Imagino, ainda, que quem gosta de futebol queira o mesmo do Lucas, que eu também não conheço, como não conheço pessoalmente o João. Porque o João tem uma visão e o Lucas tem outra. Vocês têm razão quando dizem que podem ser amigos pensando de maneira diferente. O próprio conceito do que é a amizade eu repensei lendo os textos de vocês. Pessoas como vocês me fazem acreditar que nem tudo está perdido. Portanto, Arturo, escreva mais sobre Israel para pessoas que como eu gostam do assunto Oriente Médio. E o Lucas deve escrever para quem entende e gosta de futebol. Nem por isso vocês têm que brigar com o João. Entendi, com vocês, o espírito de equipe e peço mais uma vez para você, Arturo, escrever mais. Escrever mais e mais e mais. Um abraço para o grupo que eu nem conheço e portanto não quis dividir, Fabio Cohen, mestrando em relações internacionais.

    ResponderExcluir
  14. João Carlos Assumpção23 de junho de 2010 às 15:34

    Muito legal seu comentário, Fabio. E o Arturo e o Lucas só não têm escrito mais pois estão atolados de trabalho com o doc, ambos na frente de batalha, com o Zé e o Tiago, enquanto eu fico tranquilo na retaguarda _rs. O pior é que é verdade. E tô vendo que tem alguém que escreve (e deve falar) mais do que eu, que fui escolhido o tagarela 2 da Copa da Alemanha (um prêmio não tão lisonjeiro, pelo Observatória de Imprensa). Mas prêmio é prêmio. Pena que perdi o primeiro posto para o PC, do Sportv... E agora estou perdendo aqui no blog pra você. Abração e continue acompanhando nosso trabalho e fazendo seus comentários, João Carlos

    ResponderExcluir