quarta-feira, 16 de junho de 2010

O jogo da Alemanha e pequenas confidências familiares

por Arturo Hartmann

Jogo da Alemanha nos impressionou a todos, brasileiros, israelenses e palestinos. Parece que pintou candidata a encantar os olhos. De todo o mundo. Ainda é primeira rodada e as opiniões mais realistas por aqui não qualificam a Austrália com um adversário digno de dar aos alemães o posto de favoritos.

Assistimos o jogo com um israelense judeu da pequena e conservadora cidade de Afula, no nordeste de Israel. Mudou-se para Haifa para fazer Universidade. Está no mestrado de Arqueologia. A mudança trouxe a ele muitas coisas novas, como a convivência com os árabes, algo impensável na pequena Afula. Ele mesmo admite que certos comportamentos seus não seriam aceitos por seus pais.

Enquanto explicava como seu pai – um sionista judeu não-crente, não-religioso - havia migrado da Bielorrúsia para Israel, em 1991, assistia à convincente vitória do cabeça-de-chave do grupo D. E explicava como havia se apaixonado pelo jogo do país pelo qual muitos israelenses se negariam a torcer. Ele mesmo admite que usa a camiseta com “Germany” escrito apenas em algumas ocasiões. E evita andar por lugares onde circulem pessoas idosas, possíveis sobreviventes do Holocausto.

No fim, ele queria nos levar para uma cerveja. Diz que não quer mais escutar bandas que boicotam Israel, como Elvis Costello ou Gorillaz (é fã confesso). Gosta de Megadeth, banda que mesmo nos momentos mais impopulares de Israel, toca por estes lados. E fez uma confidência: quer ir morar na liberal Tel Aviv, mas pede silêncio. Morre de medo que seus pais descubram.

2 comentários:

  1. Arturo, para vocês do grupo dá Alemanha ou Argentina na Copa?

    ResponderExcluir
  2. Olha, fizemos algumas projeções aqui. Cada um tem uma certa opinião, mas é consenso que a Alemanha é forte candidata, mostrou um belo futebol. Mas ainda é cedo para qualquer opinião mais certa.

    Pessoalmente, confesso que naquela diversão de primeira rodada de fazer futurologia, coloquei a Alemnaha como campeã. Eliminando a Argentina nas quartas e o Brasil na semi.

    Como você sabe, meu colega João Carlos Assumpção aposta na Holanda. Vamos ver. Tudo pode mudar na próxima rodada.

    Grande abraço
    Arturo Hartmann

    ResponderExcluir