quarta-feira, 16 de junho de 2010

Contra a maré

por João Carlos Assumpção


Crianças em Akko comemoram vitória brasileira
foto: José Menezes


O assunto hoje parece ser um só: a estreia do Brasil na Copa. E as opiniões são quase unânimes. O time, em resumo, decepcionou. Faltou a arte que (quase) sempre caracterizou o futebol brasileiro. Faltam alternativas para o Dunga, que teria deixado (e deixou) vários craques de fora.

Entendo quem tem essa posição, mas vou remar contra a maré. Gostei do Brasil contra a Coreia do Norte. Não foi um futebol brilhante, mas não foi o futebol de 1990, pareceu mais o de 1994, quando, bem ou mal, fomos campeões. Continuo apostando que a Holanda será campeã, mas nem por isso vou criticar a atuação do time de Dunga contra os norte-coreanos.

Furar o bloqueio da Coreia não é fácil. No primeiro tempo eles se fecharam com tudo, o Brasil tentou, chutava de fora da área, entrava na área, mas três, quatro ou cinco defensores chegavam junto e a coisa não ia. No segundo tempo tudo melhorou depois do primeiro gol, que teria que sair mesmo pela lateral.

O time pode render mais? Muito mais. E pode dar espetáculo? Sim. Deu na Copa das Confederações, em diversos amistosos e em vários jogos pelas eliminatórias.

Claro, ontem começou uma nova fase, são sete jogos, se a equipe chegar às semifinais (aí garante no mínimo o sétimo jogo, mesmo perdendo, que seria a disputa pelo terceiro lugar). Faltam seis (espero).

Estou gostando do Dunga, que tem suas convicções. Admiro quem as tenha, pois não sei se eu mesmo tenho tantas convicções assim. Aliás o admiro porque não tenho tantas convicções assim. Para ser sincero, tenho muuuuito mais dúvidas do que certezas, o que não impede de eu ter gostado dos 2 a 1 da estreia.

6 comentários:

  1. Isso aí. Novo post sobre futebol, faltava vocês falarem da estreia brasileira. Porém sem elogiar o Dunga. Que convicções são essas? Futebol-arte não é com ele. O Brasil não tem opções de ataque e está fraco na defesa. Ainda dá tempo pra você mudar de posição, João. Abraços do Marcelo

    ResponderExcluir
  2. Entendi porque o nome do blog é futebol e barreiras. Vocês gostam de uma retranca...

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por aceitarem meu post. João, o Uruguai, que você tanto defende e que só sabe defender, fez um primeiro tempo horrível contra a África do Sul. Ok, fez 1 a 0, mas que futebolzinho feio. Abraços do Marcelo (se puder me responda o que está achando de tanta retranca nessa Copa e do futebol do Uruguai)

    ResponderExcluir
  4. Depois do Maurício, a Gabi, Janquinha. Pegam no seu pé mas você acertou o Uruguai e o fracasso do Parreira. Peguem menos no pé do meu amigo, o paulista com mais espírito de carioca que eu conheço. Ainda finge que sabe surfar e tem gente que acredita. Falei com o Maurício, seus companheiros podem fazer um livro de fotos da viagem. Escrevo nesse espaço e não no seu e-mail para incentivá-los a fazê-lo, as fotos são boas demais. Tá bom, os textos também, Janca. Bjs. Gabi

    ResponderExcluir
  5. João Carlos Assumpção17 de junho de 2010 às 01:03

    Meu caro Marcelo Fabrício, o Uruguai ganhou de 3 a 0 da África do Sul. E o Forlan está jogando demais. Pobres dos sul-africanos que apostaram no Parreira... Abs. a todos, João Carlos

    ResponderExcluir
  6. João Carlos Assumpção18 de junho de 2010 às 05:45

    Oi Gabi, legal ter escrito no blog, escrito neste espaço pra incentivar o pessoal a tirar mais e mais fotos. O Lucas e o Zé (Teles de Menezes) são excelentes fotógrafos e se quiserem também acho que podem publicar um belo livro. Tem até fotos em que apareço, mas essas estão censuradas, são ridículas demais. Beijão, Janca

    ResponderExcluir