segunda-feira, 21 de junho de 2010

Brasil e Israel

Por João Carlos Assumpção

Eu, que costumo andar com uma mochila do Sportv, que é muito útil e prática em quase todos os lugares onde vou, tive alguns "aborrecimentos" em Israel. E ao ter esses pequenos aborrecimentos, pensei como é complicado e pesado morar nesse país tão bonito e tão cheio de história e contrastes. Tinha que abrir minha mochila pelo menos umas dez vezes por dia. Quando ia a um restaurante, quando passava no cyber café, quando entrava na cinemateca local, quando ia ao shopping, na rodoviária, num pub... E sei que é necessário, é uma região de conflito, senão uma região de guerra mesmo. Atentados terroristas fazem parte da história israelense. Às vezes nem te revistam ou não abrem sua mochila, apenas perguntam se você está levando alguma arma e eu respondia que não.

Mas achei interessante que, quando estava deixando o país para retornar ao Brasil, depois de ter minhas malas revistadas e liberadas, uma moça, que tinha achado estranho eu levar dois barbeadores - é um costume, caso um quebre, tenho outro de reserva -, chegou e me perguntou: "Você vai mesmo para o Brasil?" Eu respondi que sim. E ela: "Mas não para o Rio, né?" E eu: "Não, mas por que a pergunta?" E ela: "Porque dizem que o Rio é muito perigoso. Tem de ter coragem de passar por lá." Eu, que já morei durante dois anos na Cidade Maravilhosa, contei para ela que, quando falava no Brasil que ia para Israel fazer um documentário sobre a Copa vista em região de conflito, muitos me perguntavam se eu era insano e se não tinha medo de sofrer algum atentado, levar um tiro, qualquer coisa assim. E aí ela me disse: "Mas Israel é um país muito mais seguro do que o Brasil."

Não tenho dados para analisar o que ela disse. Dá para perceber, no entanto, que quando pensamos em atrair turistas estrangeiros, ainda temos um longo percurso pela frente, como eles também têm. Pois há perigo lá, como há perigo aqui. E sinceramente não sei dizer aonde me sinto mais seguro. Na verdade até sei. No Brasil, porque sou daqui. Como ela se sentia em Israel, porque é de lá.

6 comentários:

  1. Você me fez pensar, João. A imagem do Rio anda mal mesmo. Não sei se é mais seguro para um turista ir para Israel ou vir para o Brasil. Para ver em que ponto vivemos. Triste realidade. Abraços e coloquem mais comentários, gosto de ler o texto de todos vocês, abraços do Douglas.

    ResponderExcluir
  2. Eu me sinto mais seguro em Israel. Moro aqui no Rio e saio sempre com medo de assalto. Em Israel a coisa é política, estive lá uma vez, viajei à vontade, sem medo de ser assaltado. Gostei muito de Jerusalém e Eilat. Abraços para o grupo todo, Felipe Zimermann

    ResponderExcluir
  3. O Jota Júnior, do Sportv, faz a maior propaganda do trabalho de vocês. Eu acompanho por causa dele, que é um dos melhores narradores que já conheci. Adorava quando trabalhava na Band, desde aqueles tempos eu o acompanhava. Wellington

    ResponderExcluir
  4. Lalo,
    Essa viagem dará vários produtos: documentário (óbvio), exposição de fotos, diário de viagem de cada um.
    Leio todos os textos, só o Zé que até agora não escreveu - mas tem fotos lindas.
    O que gosto do blog é que cada um escreve de um jeito, tudo muito personalizado e viajo junto.
    E onde mora o perigo??? Não sabemos.
    Você volta para lá?
    Abraços,
    Malu

    ResponderExcluir
  5. Isso é para nossas Ôtoridades pensarem melhor. A imagem que o Brasil tem no exterior não é aquela que o Lula tenta nos vender. Cuidado com o voto em 2010!

    ResponderExcluir
  6. João Carlos Assumpção22 de junho de 2010 às 23:27

    Oi Malu, acho que não volto, não, mas bem que poderia retornar para encher um pouco o pessoal. E o Zé até agora não escreveu, mas as fotos dele dizem mais do que muitos dos nossos textos. A do garotinho palestino com camisa do BarSelona (escrito com S mesmo) achei tocante, acho que foi dele. Quanto a onde mora o perigo, Malu, de fato não sabemos. A moça no aeroporto me deixou em dúvida... Abs. Lalo

    ResponderExcluir